Gramado - RS

A cidade de Gramado está localizada na Serra Gaúcha, conhecida como região das hortências. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. Distante 115 km de Porto Alegre, foi colonizada principalmente por imigrantes italianos e alemãos.

Com clima e arquitetura com caracteristicas européia, Gramado encanta os turístas pelo charme de suas ruas floridas, os detalhes de sua arquitetura, a hospitalidade das pessoas e o requinte da gastronomia local. Marcada por várias belezas naturais e riquezas exuberantes, o município de Gramado é atualmente o maior pólo turístico do estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Além do forte turismo familiar, Gramado tornou-se referência no turismo de negócios.

Gramado também destaca-se por seus chocolates caseiros, fábricas, lojas de móveis e couros, pelos passeios típicos da região, sua rede hoteleira e excelente gastronomia local.

Na época de alta temporada em Gramado, periodo das férias de julho, o inverno gaúcho torna-se o clima ideal para degustar um bom vinho junto de uma lareira, tomar um café colonial e provar um fondue, prato típico suíço. Nas proximidades do final de cada ano a cidade de Gramado transforma-se em um grande palco de apresentações natalinas, promovendo um dos maiores eventos de Natal do Brasil encantando mais de 1,5 milhão de pessoas. Com aproximadamente 2 meses e 15 dias de programação a cidade recebe turistas de vários lugares do mundo, para prestigiarem as festividades do Natal Luz. A cidade é cuidadosamente decorada, sistemas de iluminações e som são instalados nas principais ruas da cidade. São diversas atrações que ocorrem pela cidade neste período, desfiles de rua, shows piromusicais, teatros, corais, concertos e outros.

Rua Coberta, local muito frequentado pelos turistas por seu charme e elegância, nesta época do ano torna-se um dos principais pontos das apresentações do Festival de Natal de Gramado.

Os passeios em Gramado nas festividades do Natal Luz são sempre encantadores, é reviver bons momentos de nossa infância diante de tanta beleza que o evento proporciona.

Rotas de acesso à Gramado RS

CHEGANDO PELO AEROPORTO SALGADO FILHO: DE CARRO: - Via Nova Petrópolis - Rota Romântica - Siga pela RS-116 até Nova Petrópolis depois siga pela RS-235 até Gramado. Distancia 115km aprox 2h15min de carro. - Via Taquara - Siga pela RS-116 até Novo Hamburgo depois pegue a saída pela RS-239 via Sapiranga e Taquara. Distancia 117km aprox 1h50min de carro.

DE ÔNIBUS: A empresa Citral faz o percurso diariamente entre o Aeroporto Salgado Filho e a Rodoviária de Gramado e Rodoviária de Canela. O trecho custa em torno de R$45,00 por pessoa. Tempo de viagem 2h a 2h30min. Para mais informações de horários acesse: http://www.citral.tur.br/aeroporto.php?modo=A

Férias em Gramado - Turismo

Ingressos

Igreja Matriz São Pedro



A Igreja Matriz São Pedro foi construída, primeiramente, em madeira, como capela, em 1917 e depois em pedras, em 1943. A construção levou 8 anos para ser inaugurada e é uma das maiores demonstrações de religiosidade dos fiéis gramadenses. A estrutura montada em pedra basáltica bem no centro de Gramado tem vitrais sacros que causam belos efeitos luminosos, todos lembrando as passagens da vida do Apóstolo Pedro ao lado de Cristo. Sua torre tem 46 metros e inspira uma oração especial a São Pedro, padroeiro da cidade.

Apóstolos da Igreja Matriz São Pedro



Os Apóstolos da Igreja Matriz São Pedro foram construídos através de uma parceria beneficiadora para toda a comunidade assinado em Março de 2010 pela Prefeitura de Gramado, a Paróquia São Pedro e o Cine Embaixador. Foram feitas 12 esculturas dos Apóstolos e fontes que são abastecidas naturalmente pela chuva, novo paisagismo e uma galeria cultural/comercial, e também, construíram uma nova casa canônica aos fundos da Igreja.

Festival de Cinema



O Festival de Cinema foi oficializado em 1973, pelo Instituto Nacional de Cinema, colocando Gramado no cenário do cinema nacional.
A cidade recebe, a cada ano, em média de 150 mil turistas que visitam para acompanhar a agenda do Festival e ver de perto seus ídolos, frente ao Palácio dos Festivais, local do evento. De 1992 para cá esta iniciativa cultural inclui também filmes latino-americanos, o que justifica seu nome oficial, Festival de Cinema Brasileiro e Latino. Nos anos 80 ele atingiu seu apogeu, sendo então considerado o festival mais significativo do país.

O Kikito



Kikito é um símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. Inicialmente, o Kikito, figura risonha, um “Deus do bom-humor”, com 33 centímetros de altura era o símbolo da cidade de Gramado, e somente mais tarde tornou-se o troféu do festival. Muitas vezes referido erroneamente como “Kikito de Ouro”, o Kikito era confeccionado em madeira. Atualmente, o prêmio é fabricado em bronze.

Korvatunturi



Inspirado em uma lenda Finlandesa, o Korvatunturi é um show mágico que conta uma história cativante mostrando os verdadeiros valores da vida e leva o espectador a um reencontro com sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor. O show é 100% original e inédito, desde a concepção das músicas, letras, arranjos, figurinos, coreografias, cenários e roteiro.

É apresentado em um teatro fechado, climatizado, com estacionamento gratuito e localização excepcional - o Centro de Eventos da FAURGS - bem no centro de Gramado.



Korvatunturi encantou mais de 50 mil pessoas desde sua primeira temporada em Novembro e Dezembro de 2012, e continua a encantar milhares de espectadores após ter se tornado o primeiro grande espetáculo em cartaz o ano inteiro em Gramado.

Uma explosiva fusão de teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais revelam um espetáculo emocionante para todas as idades.

Rua Coberta



A Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado. Cenário de eventos e apresentações o ano inteiro, a Rua Coberta liga a avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O lugar está sempre movimentado com turistas e muita gente bonita circulando. Tem lojas de chocolates, couro, confecções, malhas, artigos esportivos e uma livraria. Um bistrô e vários cafés completam o espaço que reúne ótimas alternativas em compras e gastronomia.

Largo da Borges



O Largo da Borges fica localizado na principal Avenida da Cidade, a Avenida Borges de Medeiros.
O Largo da Borges tem como seu principal diferencial uma ampla área de circulação totalmente coberta, projetada para abrigar além das lojas, um centro de convivência, uma praça e um espaço gourmet com a boa gastronomia que a cidade oferece. No Largo você encontra muito mais atrações e ações para a o seu entretenimento e lazer.

Lago Negro



Dentre as atrações de Gramado, o Lago Negro tem destaque especial. É o ponto turístico mais visitado da cidade. Sua beleza e tranqüilidade atraem turistas e moradores que desfrutam, as suas margens, momentos de puro deleite. Uma boa caminhada ou passeio de bicicleta ao redor do Lago Negro, que tem bosque florido e pedalinhos, é uma forma gostosa de iniciar um bom dia.
O Lago Negro é decorado com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Às vezes a neblina cobre o lago e a paisagem fica, realmente, "européia".

Aldeia do Papai Noel



No centro de Gramado, o Parque Knorr encanta os visitantes com cenário típico europeu. Casa em estilo bávaro, original, de 1940, animais da Europa, pinheiros alemães centenários e a Terra da Neve, povoado cenográfico com neve artificial e um lindo cão São Bernardo. É a moradia oficial do Papai Noel na América do Sul. O Parque Knorr e Aldeia do Papai Noel está aberto todos os dias da semana, o ano inteiro.
Endereço: Rua Bela Vista, 353 - Parque Knorr Fone: (54) 3286.7332

Mini Mundo

Mini Mundo



Localizado no bairro Planalto, o parque Mini Mundo faz parte de um seleto grupo de atrações turísticas mundiais que apresentam réplicas de construções em escala única de 1:24, ambientadas ao ar livre em um lindo jardim. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento com seus 2.500 mini-habitantes. São cerca de 140 construções, 24 vezes menores do que o tamanho real, adornadas por vegetação, pessoas, castelos, ferrovias, igrejas, carros e muito mais, tudo miniaturizado e perfeito. É uma atração única, que merece ser visita.
O horário de funcionamento do parque é diariamente das 10h até às 17h. Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 - Gramado

Snowland



Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Só existem outros parques cobertos e com neve de verdade na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dubai, China, Nova Zelândia e Coréia do Sul.
Além de ser o primeiro do continente, o Snowland tem uma peculiaridade em relação aos demais, que são todos voltados para a prática de esportes na neve. Ao ingressar no parque, o visitante transporta sua imaginação para um charmoso vilarejo alpino ao sopé de uma montanha de neve. Um lugar incrível, onde pessoas de todas as idades tem a oportunidade de experimentar a sensação única de ver a neve pela primeira vez.
O parque oferece diversas atividade na neve para todas as idades e gosto, incluindo várias atrações na neve, esporte da neve (Esqui, Snowboarding, e Airboard) área de alimentação diversas lojas no vilarejo alpino e muito mais. Snowland é diversão garantida.
Endereço RS 235 - 9009 - Gramado - RS - Serra Gaúcha - Brasil GPS:-29.3941, -50.9222

Férias em Gramado - Turismo

Ingressos